O QUE É CIÊNCIA?
O QUE É CIÊNCIA?
13) É empírica
A ciência é uma construção humana coletiva e cooperativa. É um sistema que adquire conhecimento baseado em um método, conhecido como método científico. É construída com atitudes racionais, visando à obtenção de conhecimento específico, com base na observação, na realização de métodos experimentais e no desenvolvimento de teorias e leis.
A ciência é uma maneira para entender o mundo natural.
CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA
1) Atividade eminentemente humana
Atividade humana que constitui-se numa prática racional, sustentada pela experimentação e pela evidência. 2) Baseada em evidências
Na epistemologia, evidência é o que justifica a crença ou o que torna racional adotar uma atitude particular.
3) Baseada num método
Literalmente, um caminho para se chegar a um fim, para alcançar um objetivo.
4) Modo de conhecer o mundo
É um modo de conhecer o mundo, um modo de ver o mundo fundamentado em um método, na observação criteriosa, na experimentação em evidências, e na produção de teorias e leis, que regem os fenômenos. É um modo de explicar o mundo fundamentado no método científico, na lógica e na matemática.
5) Construção humana
É uma construção humana colaborativa e cooperativa que busca solucionar uma dúvida ou resolver um problema e assim prover uma visão de mundo e do universo baseado na lógica e na matemática. É um esforço coletivo e cooperativo a fim de descobrir como a natureza e o universo funcionam.
6) Objetiva
A ciência é um empreendimento que pressupõe objetividade, ou seja, busca ser imparcial.
7) Verificável
Todas as teorias científicas são postas a prova. E as teorias que não resistem a verificação são descartadas.
8) Controlada
Todos os elementos das ciências devem ser controlados para possibilitar sua verificação e reprodução.
9) Lógica
A ciência é um conhecimento baseado na lógica, e não aceita contradição.
10) Reproduzível Todo experimento científico deve ser reproduzido em qualquer lugar do planeta e gerar os mesmos resultados.
11) Sistemática
É logicamente construída sob um sistema de ideias e procedimentos.
12) Racional
A ciência obtém seus resultados por meio da razão, livre do viés do pesquisador.
Com base em experimentações, a ciência verifica a veracidade ou a falsidade de certo conhecimento.
ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO
O ponto de partida de uma investigação científica é a observação de um fato. O fato corresponde a um fenômeno natural e, dele, surgem questionamentos resultantes da curiosidade científica.
Em seguida à observação de um fato e dos questionamentos resultantes, são propostas hipóteses. As hipóteses são possíveis explicações para o fenômeno observado.
Não é qualquer explicação proposta que se qualifica como hipótese. As hipóteses exibem duas características distintivas: primeiro, permitem fazer previsões sobre o fenômeno observado e, segundo, elas (e as previsões delas derivadas) podem ser testadas por meio de experimentos.
O teste de uma hipótese comumente envolve um experimento que analisa as variáveis
Sempre que possível, uma hipótese deve ser testada por um experimento no qual apenas uma variável é alterada. Todas as outras variáveis devem ser mantidas inalteradas ou controladas. Manter as variáveis sob controle é necessário, pois, se mais de uma for alterada ao longo do experimento, não será possível identificar facilmente qual delas determinou os resultados observados.
A ciência deve ser precisa. Para que ela seja precisa, as etapas que formam o chamado método hipotético-dedutivo devem ser seguidas rigorosamente; essas etapas são:
- Faça uma observação.
- Faça uma pergunta.
- Formule uma hipótese ou uma explicação testável.
- Faça uma previsão baseada na hipótese.
- Teste a previsão.
- Repita: use os resultados para formular novas hipóteses ou previsões.
Comentários
Postar um comentário